Tutorial em Português: Conhecendo o 3Ds Max 2013 para
criação de Maquetes Eletrônicas
Estaremos em
poucos dias lançando um curso de modelagem de Maquetes Eletrônicas com o 3Ds
Max 2013 e Vray, resolvi fazer esse tutorial básico para os usuários iniciantes
no software, nesse tutorial você conhecerá a interface do Max e as principais
ferramentas de modelagem.
Veja na
figura abaixo a vista do Max, seguindo a numeração irei detalhar cada área e
comandos.
01-Application button :
No menu de
aplicativos encontramos vários comandos de aplicativo e gerenciamento de
arquivos:
New: Criamos uma nova cena.
Reset: Resetamos O Max para configurações
padrão.
Open: Abrimos um arquivo ou uma cena
existente.
Save: Salvamos alterações na cena
Save As: Salvamos um projeto
Import: Importamos arquivos de outros Softwares 3D. Para importar uma cena
criada no Max usamos o comando Import/Merge.
Export: Exportamos geometrias 3D para outros
Softwares, temos a opção de exportar toda cena ou apenas objetos selecionados. Existem
vários arquivos de saída, o usuário de conhecer qual arquivo que exportar.
Send To: Com esse comando podemos enviar uma
cena ou apenas uma geometria 3D para Softwares da Autodesk: Maya, Softimage, MotionBuilder e Mudbox.
Para
estabelecer o link os softwares devem ser da mesma versão, ex: Max 2013 para
Mudbox 2013. (Fig.02)
02-Quick
Access toolbar:
Na Barra de
Ferramentas de Acesso Rápido encontramos alguns comandos de gerenciamento mais
usado no Max: New Scena, (novo
Cenário) Open File, (Abrir Arquivo) Save File, (Salvar Arquivo) Undo Scena Opearation (Operação
desfazer Scene) Redo Scena Operatio
(Refazer Operação Scene) e Project
Folder (pasta do projeto) (Fig03)
03-InfoCenter:
No Menu InfoCenter o usuário tem acesso as
informações do 3Ds Max e demais produtos da Autodesk. (Fig.04)
04- Menu Bar:
Na Menu Bar (barra de menu) encontramos vários
menus com comandos e ferramentas diversas de modelagem, agrupamentos,
iluminação, animação entre outros: Edit
Menu, Tools Menu, Group Menu, Views Menu, Create Menu, Modifiers Menu,
Animation Menu, Graph Editors Menu, Rendering Menu, Customize Menu, MAXScript
Menu e Help Menu. (Fig.05)
05- Main
toolbar:
Na
barra de ferramentas (Main toolbar) encontramos ferramentas e caixa de diálogo
usado em muitas tarefas no Max.
Nos
próximos tutoriais detalhamos o uso de cada ferramentas e comandos que é
fundamental para compor um cenário 3D. (Fig.06)
06- Command
Panel tabs:
No
Painel de Comando encontramos seis painéis de interface onde o usuário do Max
tem acesso à maioria dos recursos de modelagem e animação.
Para
ter acesso aos comandos devemos clicar em cada painel individuais para ter
acesso aos recursos de cada painel de comando.
Vejas os painéis existentes no Command Panel: (Fig.07)
Create Panel:
No
Painel Criar (Create Panel) o usuário encontra as principais ferramentas de
criação de uma cena, em Geometry estão as Primitivas, Shapes,
Lights, Cameras, Helper, Space Warps e Systems.
Modify Panel:
No
Painel Modificar alteraram os paramentos de um objeto criado em cena, no Modifier
list encontramos vários modificadores que aplicamos a uma geometria e
modificamos sua forma.
Basta
selecionar a geometria e buscar o modificador no Modifier List
localizado a cima da geometria. Veja figuras 08 e 09.
Nesse
exemplo apliquei o modificador Bend a um Box..
Hierarchy
Panel:
No
painel de hierarquia encontramos controles para gerenciar links em uma hierarquia,
mudamos o Eixo Pivot de um objeto, controlamos Joints (articulações) e Cinemática.
Recursos
usados para criar movimentos de um personagem em cena. (Fig.10)
Motion
Panel:
No Painel Movimento encontramos diversos controles para os
controladores de animação e trajetórias, recurso bastante usado para uma
animação de uma cena 3D.(Fig.11)
Display
Panel:
No Painel Mostrar encontraram
controles para ocultar ou exibir objetos em uma cena, ex. queremos ocultar uma câmera
ou luz na cena, basta acessar o Painel Mostrar e marcar ou desmarcar as opções.
(Fig. 12)
Utilities
Panel:
No Painel Utilitários encontramos diversos programas
utilitários do Max que funcionam como Plug-ins, alguns utilitários são
desenvolvidos por programadores de terceiros. (Fig.12)
contato
Edisio Rangel
rangelvideo@yahoo.com.br
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