sábado, 15 de dezembro de 2012

Conhecendo o 3Ds Max 2013 para criação de Maquetes Eletrônicas

Tutorial em Português: Conhecendo o 3Ds Max 2013 para criação de Maquetes Eletrônicas




Estaremos em poucos dias lançando um curso de modelagem de Maquetes Eletrônicas com o 3Ds Max 2013 e Vray, resolvi fazer esse tutorial básico para os usuários iniciantes no software, nesse tutorial você conhecerá a interface do Max e as principais ferramentas de modelagem.

Veja na figura abaixo a vista do Max, seguindo a numeração irei detalhar cada área e comandos.
  

01-Application button :

No menu de aplicativos encontramos vários comandos de aplicativo e gerenciamento de arquivos: 
New: Criamos uma nova cena.
Reset: Resetamos O Max para configurações padrão.
Open: Abrimos um arquivo ou uma cena existente.
Save: Salvamos alterações na cena
Save As: Salvamos um projeto
Import: Importamos arquivos  de outros Softwares 3D. Para importar uma cena criada no Max usamos o comando Import/Merge.
Export: Exportamos geometrias 3D para outros Softwares, temos a opção de exportar toda cena ou apenas objetos selecionados. Existem vários arquivos de saída, o usuário de conhecer qual arquivo que exportar.
Send To: Com esse comando podemos enviar uma cena ou apenas uma geometria 3D para Softwares da Autodesk: Maya, Softimage, MotionBuilder e Mudbox.
Para estabelecer o link os softwares devem ser da mesma versão, ex: Max 2013 para Mudbox 2013. (Fig.02)



02-Quick Access toolbar:

Na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido encontramos alguns comandos de gerenciamento mais usado no Max: New Scena, (novo Cenário)  Open File, (Abrir Arquivo) Save File, (Salvar Arquivo) Undo Scena Opearation (Operação desfazer Scene) Redo Scena Operatio (Refazer Operação Scene) e Project Folder (pasta do projeto) (Fig03)


03-InfoCenter:

No Menu InfoCenter o usuário tem acesso as informações do 3Ds Max e demais produtos da Autodesk. (Fig.04)



04- Menu Bar:

Na Menu Bar (barra de menu) encontramos vários menus com comandos e ferramentas diversas de modelagem, agrupamentos, iluminação, animação entre outros: Edit MenuTools Menu, Group Menu, Views Menu, Create Menu, Modifiers Menu, Animation Menu, Graph Editors Menu, Rendering Menu, Customize Menu, MAXScript Menu e Help Menu. (Fig.05)


05- Main toolbar:

Na barra de ferramentas (Main toolbar) encontramos ferramentas e caixa de diálogo usado em muitas tarefas no Max.
Nos próximos tutoriais detalhamos o uso de cada ferramentas e comandos que é fundamental para compor um cenário 3D. (Fig.06)






06- Command Panel tabs:

No Painel de Comando encontramos seis painéis de interface onde o usuário do Max tem acesso à maioria dos recursos de modelagem e animação.
Para ter acesso aos comandos devemos clicar em cada painel individuais para ter acesso aos recursos de cada painel de comando.
Vejas os painéis existentes no Command Panel: (Fig.07)



Create Panel:

No Painel Criar (Create Panel) o usuário encontra as principais ferramentas de criação de uma cena, em Geometry estão as Primitivas, Shapes, Lights, Cameras, Helper, Space Warps e Systems.
Modify Panel:
No Painel Modificar alteraram os paramentos de um objeto criado em cena, no Modifier list encontramos vários modificadores que aplicamos a uma geometria e modificamos sua forma.
Basta selecionar a geometria e buscar o modificador no Modifier List localizado a cima da geometria. Veja figuras 08 e 09.
Nesse exemplo apliquei o modificador Bend a um Box..


Hierarchy Panel:

No painel de hierarquia encontramos controles para gerenciar links em uma hierarquia, mudamos o Eixo Pivot de um objeto, controlamos Joints (articulações)  e Cinemática.
Recursos usados para criar movimentos de um personagem em cena. (Fig.10)


Motion Panel:

No Painel Movimento encontramos diversos controles para os controladores de animação e trajetórias, recurso bastante usado para uma animação de uma cena 3D.(Fig.11)


Display Panel:

No Painel Mostrar encontraram controles para ocultar ou exibir objetos em uma cena, ex. queremos ocultar uma câmera ou luz na cena, basta acessar o Painel Mostrar e marcar ou desmarcar as opções. (Fig. 12)


Utilities Panel:

No Painel Utilitários encontramos diversos programas utilitários do Max que funcionam como Plug-ins, alguns utilitários são desenvolvidos por programadores de terceiros. (Fig.12)







contato

Edisio Rangel
rangelvideo@yahoo.com.br
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