R3D Cursos em parceria com a http://grupocursos.com.br/ criou esse tutorial para você que é iniciante no 3Ds Max 2012 e V-Ray
Nesse tutorial iremos modelar uma luminária, devemos considerar que existem sites com vários modelos já prontos que facilita o nosso trabalho, porém esse tutorial é destinado aqueles que querem aperfeiçoar suas técnicas de modelagem 3D.
Crie um Plane na Vista Front.
No Painel Modify digite as medidas correspondentes ao tamanho da imagem que iremos usar para servir de referencia, nesse exemplo usei uma imagem com as seguintes medidas: Em Length 750,00 em Width 531,00 em segmentos deixe apenas 01.(Fig. 02)
Abra o Editor de Materiais, pressione M do teclado, escolha um Slot vazio e carregue uma imagem Bitmap, em seguida adicione ao Plane. (Fig.03)
Crie uma Sphere na vista Front, usando a ferramenta Rotate e Angle Snap Toggle ativado, gire a Sphere em 90º no eixo X. (Fig.04)
Com um clique no botão direito do mouse acione o comando Convert To Editable Poly, em modo de modelagem Polygon, selecione a metade inferior da Shpere e delete. (Fig.05)
Gire um pouco a vista Perspectiva, em modo de modelagem Border, selecione as bordas da Sphere, ative a ferramenta Scale e pressionando Shift mova como mouse para criar uma extrusão nas bordas da Sphere. (Fig. 06)
Vamos criar uma segunda Sphere na parte superior da luminária para modelarmos a base, determine as dimensões da Sphere conforme a BluePrint, converta para uma malha editavel , delete a metade dos polígonos superiores. (Fig.07)
Crie um Cylinder e posicione no centro da Sphere maior, usando o comando Align faça o alinhamento, marcando nas três posições e alinhando pelo Centro. (Fig.08)
Na vista Front crie uma Line, em Modify ative os parâmetros em Rendering; Ative Enable In Render e Enable In Viewport.
Em modo Radial determine 5,0cm para Thickness (espessura) (Fig.09)
Crie outra Line, vá criando as curvas conforme a BluePrint, com essa Line criaremos a fiação da luminária. (Fig.10)Crie um Cylinder e posicione no centro da Sphere maior, usando o comando Align faça o alinhamento, marcando nas três posições e alinhando pelo Centro. (Fig.08)
Na vista Front crie uma Line, em Modify ative os parâmetros em Rendering; Ative Enable In Render e Enable In Viewport.
Em modo Radial determine 5,0cm para Thickness (espessura) (Fig.09)
Na vista Perspective mova alguns Vertexs e crie algumas voltas na haste da luminária para criar mais realismo na cena.
Diminua sua espessura em Thickness para 2,0cm. (Fig.11)
Crie outro Cylinder e posicione abaixo da Segunda Sphere, transforme para Editable Poly, Em modo de modelagem Edge, selecione todas as Edges da face inferior e aplique o comando Chamfer, esse recuso vai suavizar as quinas do objeto.(Fig.12)
Faça uma cópia do Cylinder e mova para a ponta da fiação da luminaria, fazendo uso das ferramentas Scale e Rotate diminua seu tamanho e rotacione na posição correta. em Reference Coordinate System mude para Local e faça ajustes necessários. (Fig. 13)
Faça outra cópia do Cylinder recém modelando e posicione mais a cima, vamos criar os cravos (parafusos) da luminária. (Fig. 14)
Vamos preparar a cópia do Cylinder para criamos mais 3 cópias em volta do globo (Sphere) menor.
Selecione o Globo superior e o Cylinder e isole dos demais objetos da cena, esse procedimento ajudará na visualização.
No Create Panel (Painel de Criação) acione o comando Hierarchy em seguida ative Affect Pivot Only e mova o Eixo Pivot manualmente para o centro do globo, ao terminar acione novamente o comando Affect Pivot Only para confirmar as mudanças. (Fig. 15)
Vamos criar 3 cópias do parafuso da luminária, acione o Cylinder e ative a ferramenta Rotate (E = tecla de atalho) e Angle Snap Toggle, em seguida pressionando Shift gire o Cylinder em 90º, ao soltar a tecla Shift surge a tela de Clone Options (Opções clone) em Object marque Copy, digite 3 em Number of copies para número de cópias, confirme em OK.
Note que as copias foram criadas em volta do globo. (Fig. 16)
Na vista Front mude o modo de visualização para Wireframe, em Shapes acione Line e crie uma Line com 2 segmentos dentro do globo inferior.(Fig.17)
Com a Line selecionada vá no Modifier List (Lista de Modificadores) e acione Lathe.
Faça ajustes movendo o Axis do modificador Lathe, em Parameters (parâmetros) digite 40 para Segments.
Ao finalizar os ajustes transforme para uma malha Poly. (Fig. 19)
Busque uma melhor visão na vista Pespective, selecione todas as Edges , em Rollout / Edit Edges acione Extrude.
Mova os manipuladores do Extrude, queremos criar um efeito sanfona. (Fig. 20)
Selecione as Bordas (em Border) do Globo e Pressionando Shift mova um pouco para criar novos polígonos, faça ajustes com Scale.
Nosso objetivo é criar um rebaixo no globo para encaixar o objeto criado com Lathe.
Usando as ferramentas Move e Scale ajuste o Objeto lathe.(Fig.21)
Vamos criar os materiais para luminária. vamos usar o V-Ray, vá no Menu Rendering/ Render Setup ou pressione F10.
Em Assign Renderer/Production ative V-ray.(Fig.22)
Pressione M para abrir o Editor de Materiais, (Material Editor) escolha um islote vazio,em Standard busque o material VRayMTL do V-Ray.
Clique em Diffuse, na paleta de cores digite 2 para Value, criamos uma cor preta.
Em Reflection carregue uma cor meio cinza, em Value digite185.
Ative o botão Fresnel reflections e aumente em Fresnel IOR para 2,0.
Após ajustes adicione o novo material ao globo e ao cabo da fiação da luminária. (Fig.23)
Escolha outro islote vazio, renomeie para Cromo, carregue outro material VRayMTL, em Diffuse digite 25 para Value, em Reflection 187.
Após a criação do material aplique na haste, na base de sustentação e os parafusos.
Quero deixar claro que esses materiais que estou criando são configurações básicas, o usuário deve configurar os materiais a sua escolha. (Fig.24)
Vamos criar um material dourado para adicionar na parte interna da luminária,
carregue outro material VRayMTL, em Diffuse faça uma cor meio maron, em
Reflection crie uma cor alaranjado, em Refl. glossiness mova para 0,65.
Adicione sobre o objeto e faça um render, usando essas técnicas vá criando as cores e fazendo render. (Fig.25)
Finalizamos nosso tutorial, espero que tenha gostado.
Edisio Rangel (R3D Cursos)
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