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Na Tool Box
encontramos as seguintes ferramentas:
Select Tool
Lasso Tool
Paint Selection Tool
Move Tool
Rotate Tool
Scale Tool
Universal Manipulator
Soft Modification Tool (toolbox)
Show Manipulator Tool
Quick layout buttons. (Fig. 01)
Select
Tool : Com a ferramenta Select Tool, selecionamos objetos na cena e editamos
texturas.
Lasso
Tool: Com a ferramenta
de seleção Lasso Tool selecionamos objetos
traçando uma forma livre, ideal para selecionar vários vertexs em um objeto a
ser modelado.
(Fig.02)
Paint
Selection Tool: Com a
ferramenta Paint Selection Tool pintamos sobre o
objeto para criar a seleção desejada. (Fig.03)
Move
Tool: Com a ferramenta Move movemos objetos e componentes em uma cena.
Com um duplo
clique na ferramenta Move podemos configurar várias formas para mover um objeto
ou componentes em cena, ativamos as opções: Object, Local, World, Normal entre
outras configurações. (Fig.04)
Rotate
Tool: Com essa
ferramenta rotacionamos objetos ou componentes em uma cena.
Com um
clique duplo com o mouse é possível modificar várias formas de girar os objetos
em cena. (Fig.05)
Scale
Tool: Com essa
ferramenta podemos aumentar ou diminuir a escala dos objetos ou componentes em
uma cena.
Podemos configurar
em várias maneiras, acessando o submenu com um clique duplo. (Fig.06)
Universal
Manipulator: Com a
ferramenta Manipulador Universal realizamos várias funções sobre o objeto ou componentes
em uma cena, com ela podemos Mover, Girar e alterar a Escala
dos objetos. (Fig.07)
Soft
Modification Tool: Usamos
essa ferramenta para causar modificações e deformações suaves em superfícies ou
para mover grupos de vértices. (Fig. 08)
Show
Manipulator Tool: Usamos
esse manipulador para o nó selecionado
ou atributos.
Exemplo: Ao
usar os comandos Edit Mesh > Extrude, Edit Mesh > Poke Face e Mesh > Extract. (Fig.09)
Espero ter gostado de nosso tutorial, estude bastante.
Continuaremos na próxima aula.
Edisio Rangel rangelvideo@yahoo.com.br
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