Conhecendo o
Maya 2013. Aula 01
Nesse
tutorial iremos conhecer um pouco a Interface do Maya, com esse software de
modelagem tridimensional criaremos animações em 3D e uma infinidade de efeitos
especiais para Cinema e TV.
Na The status line (toolbar) acessamos a barra de ferramentas onde alteramos
o conjunto de Menu, acessamos as funções mais comuns do Maya, controlamos as mascaras de seleção
alteramos o conteúdo da barra lateral entre outros comandos.
No Menu set menu selecionamos vários menus
com ferramentas e ações diversas, encontramos
sete menus com diferente recursos e ações: Polygons, Animation, Surface,
Dynamics, Rendering, nDynamics, e Costomize.
Ao passo que mudamos as categorias os menus com suas
ferramentas e funções são alteradas. (Fig.02)
File buttons:
No File buttons, encontramos três comandos básicos para criação
de uma cena no Maya, em Create New Scena , criamos uma nova cena, Open a scene,
abrimos uma cena existente, em Save salvamos uma cena criada no Maya. (Fig.03)
No menu de modo de seleção permite o usuário selecionar as
máscaras comuns de seleção predefinidas. (Fig. 04)
Os botões de seleção permite o usuário alternar as seleções
por hierarquias e modo de combinações e modo de objeto e componentes. (Fig.05)
Com
os botões de máscara de seleção nos permitem especificar qual objetos ou
componentes queremos selecionar em uma cena, exemplo, queremos selecionar só
os objetos surface, então ativamos o botão Select
surface objects, com esse comando ativo os demais componentes em cena não
responderão o comando de seleção, para sair do modo de seleção desative a
opção. (Fig.06)
Selection options:
Acionando o botão em forma de cadeado bloqueamos e
desbloqueamos a seleção atual, após ativar o comando apenas manipularemos os
objetos selecionados, não permitindo selecionar novos objetos, para voltar ao
modo normal de seleção desative o cadeado.(Fig.07)
Snapping buttons:
Ativamos os botões Snaps para mover objetos com precisão sendo
guiados por Vertexs, Faces, Grades e outros. (Fig.08)
Nesses três botões configuramos o Render,
fazemos render para testes e renderização final do projeto. (Fig.09)
Input Box:
Nesse menu encontramos recursos interessantes, onde podemos renomear
e transformar objetos na cena.
Clique na seta à esquerda e escolha as opções de transformação:
, e .
Sidebar Buttons:
Nesse menu encontramos os botões: Attribute Editor/notes, Settings
for the current tool
e Channel Box/Layer Editor.
Editor de Atributo/notas.
Configurações para a
ferramenta atual.
Editor do Canal Box/Camada.
Continuaremos na próxima aula.
Edisio Rangel
cara blz?.
ResponderExcluirja tenho uma base no maya fiz curso na saga queira aprender mas sobre o software se tiver como vc pode me ajudar manda pra me em meu e-mail tutorias.
josiasdeoliveirasantos@gmail.com
abraco.