quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conhecendo o Maya 2013. Aula 01 PT.


Conhecendo o Maya 2013. Aula 01

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Nesse tutorial iremos conhecer um pouco a Interface do Maya, com esse software de modelagem tridimensional criaremos animações em 3D e uma infinidade de efeitos especiais para Cinema e TV.

Na The status line (toolbar) acessamos a barra de ferramentas onde alteramos o conjunto de Menu, acessamos as funções mais comuns  do Maya, controlamos as mascaras de seleção alteramos o conteúdo da barra lateral entre outros comandos.

No  Menu set menu selecionamos vários menus com  ferramentas e ações diversas, encontramos sete menus com diferente recursos e ações: Polygons, Animation, Surface, Dynamics, Rendering, nDynamics, e Costomize.
Ao passo que mudamos as categorias os menus com suas ferramentas e funções são alteradas. (Fig.02)

File buttons:
No File buttons, encontramos três comandos básicos para criação de uma cena no Maya, em Create New Scena , criamos uma nova cena, Open a scene, abrimos uma cena existente, em Save salvamos uma cena criada no Maya. (Fig.03)
No menu de modo de seleção permite o usuário selecionar as máscaras comuns de seleção predefinidas. (Fig. 04)

Os botões de seleção permite o usuário alternar as seleções por hierarquias e modo de combinações e modo de objeto e componentes. (Fig.05)




Com os botões de máscara de seleção nos permitem especificar qual objetos ou componentes queremos selecionar em uma cena, exemplo, queremos selecionar só os objetos surface, então ativamos o botão Select surface objects, com esse comando ativo os demais componentes em cena não responderão o comando de seleção, para sair do modo de seleção desative a opção. (Fig.06)
Selection options:
Acionando o botão em forma de cadeado bloqueamos e desbloqueamos a seleção atual, após ativar o comando apenas manipularemos os objetos selecionados, não permitindo selecionar novos objetos, para voltar ao modo normal de seleção desative o cadeado.(Fig.07)
Snapping buttons:
Ativamos os botões Snaps para mover objetos com precisão sendo guiados por Vertexs, Faces, Grades e outros. (Fig.08)

Nesses três botões configuramos o Render, fazemos render para testes e renderização final do projeto. (Fig.09)

Input Box:
Nesse menu encontramos  recursos interessantes, onde podemos renomear e transformar objetos na cena.
Clique na seta à esquerda e escolha as opções de transformação: Absolute transform, Relative transform, Rename e Select by name.
Selecione um objeto, ative Rename e renoneie o objeto, em  Select by name digite o nome do objeto e seguida pressione Enter o objeto será selecionado na cena do Maya. (Fig.10)



Sidebar Buttons:
Nesse menu encontramos os botões: Attribute Editor/notes, Settings for the current tool
e Channel Box/Layer Editor.
Editor de Atributo/notas.
Configurações para a ferramenta atual.
Editor do Canal Box/Camada.




Continuaremos na próxima aula.
Edisio Rangel





Um comentário:

  1. cara blz?.
    ja tenho uma base no maya fiz curso na saga queira aprender mas sobre o software se tiver como vc pode me ajudar manda pra me em meu e-mail tutorias.
    josiasdeoliveirasantos@gmail.com
    abraco.

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